Pular para o conteúdo principal

Investigação questiona autoria de artigos acadêmicos escritos por jovens


Cientistas teriam colocado os nomes de parentes menores de idade entre os autores de pesquisas para que os jovens consigam vagas nas melhores faculdades do país


Longe de serem supergênios, jovens do ensino fundamental e médio da Coreia do Sul foram creditados como coautores de artigos acadêmicos no país. Segundo uma investigação feita pelo Ministério da Educação sul-coreano, 82 estudos publicados na última década citaram um menor de idade entre seus criadores.

Os investigadores do caso acreditam que boa parte desses jovens foi incluída nos artigos por parentes que realmente eram os autores dos projetos. O motivo seria uma tentativa de tirar vantagem na hora de disputar uma vaga nas melhores e mais concorridas universidades do país. Ao engordar o currículo, os jovens teriam mais chances de impressionar as universidades.

Das 82 coautorias suspeitas, apenas 39 tinham a justificativa de desenvolver a pesquisa junto ao programa curricular da escola.

A investigação do Ministério da Educação começou a partir de um único caso de uma criança citada como coautora de um artigo da Universidade Nacional do Seul. Ao final da apuração, essa prática foi encontrada em 29 universidades. Dentre elas, as que possuem mais casos são a Sungkyunkwan University (8 casos), Yonsei University (7 casos), Seoul National University e Kookmin University (6 casos em cada uma).

O Ministério orientou os comitês de ética e pesquisa das instituições a verificarem se de fato houve a participação ativa dos jovens nos estudos ou se se trata de uma fraude. Todas as universidades concordaram em colaborar.

Caso haja algum tipo de falsificação, os envolvidos enfrentarão punições, que podem incluir até mesmo a dispensa e demissão de acadêmicos e a revogação da admissão universitária dos estudantes. O Ministério também planeja exigir que haja um aviso nos artigos quando houver algum coautor menor de idade.

(Com informações de Nature e Revista Pesquisa Fapesp.)

Via | Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMES WEBB REVOLUCIONA O ENTENDIMENTO SOBRE A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

Medicamento antiviral melhora tempo de recuperação de pacientes com Covid-19, diz estudo

Trabalho publicado nesta sexta-feira pelo 'The New England Journal of Medicine' mostra resultado de testes com Remdesivir em pacientes internados e com infecção do trato respiratório inferior. Um estudo publicado nesta sexta-feira (22) pelo ' The New England Journal of Medicine ' afirma que o medicamento antiviral experimental Remdesivir melhora o tempo de recuperação de pacientes de Covid-19 hospitalizados e com infecção do trato respiratório inferior. O estudo, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos EUA, envolveu 1.063 pacientes em 10 países, durante um período de 58 países, que consentiram em participar dos testes recebendo o medicamento ou um placebo. Os resultados apontam que, entre os que se recuperaram, aqueles que tomaram Remdesivir o fizeram em um prazo médio de 11 dias, comparados com os 15 dias necessários para os que receberam placebo. Os pacientes foram acompanhados diariamente durante o tratamento, usand...

Novo teste de coronavírus pode detectar a doença em cinco minutos

A fabricante de dispositivos médicos Abbott recebeu autorização de emergência da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para seu novo teste molecular de ponto de atendimento para COVID-19, que permitirá que profissionais de saúde em uma variedade de cenários obtenham resultados quase imediatamente. Ele pode fornecer resultados positivos em menos de cinco minutos e resultados negativos em 13 minutos. Em um anúncio publicado na sexta-feira (27), a Abbott disse que o teste poderia ser usado em consultórios médicos, clínicas de atendimento de urgência e departamentos de emergência hospitalar. Ele funcionará na plataforma ID NOW da empresa, um dispositivo portátil do tamanho de uma pequena torradeira que já é usado para detectar influenza A e B, Estreptococo do grupo A e vírus sincicial respiratório. A Abbott disse que estava aumentando a produção e que espera entregar 50.000 testes por dia ao sistema de saúde dos EUA a partir da próxima semana. De acordo com a Bloomberg...