Pular para o conteúdo principal

Brasileira ganha prêmio da Real Sociedade de Química, no Reino Unido




Márcia Mesko lidera pesquisas sobre elementos químicos em universidade federal

Uma cientista brasileira se tornou a primeira latino-americana a conquistar o Prêmio Pesquisador Emergente, da Real Sociedade de Química, do Reino Unido. A pesquisadora Márcia Mesko foi escolhida para receber a edição de 2018 do prêmio, que tem como objetivo valorizar os jovens cientistas de todo o mundo.

Márcia tem mestrado e doutorado em Química na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e desenvolve pesquisas na área de determinação de elementos, ajudando a encontrar e quantificar elementos, especialmente os metais e os halógenos. Este último grupo, de acordo com a cientista, é pouco estudado por pesquisadores no mundo.

Além de pesquisadora, a cientista é professora do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A premiação é promovida pelo Jornal de Espetometria Atômica Analítica, uma publicação da Real Sociedade. Entre os critérios avaliados estão a quantidade de publicações, prêmios conquistados, impacto científico da pesquisa em escala global, além de outros fatores que possam destacar a carreira de qualquer pesquisadora com até dez anos de doutorado. Ao portal da UFPel, Márcia valorizou o apoio recebido pelo grupo de pesquisa.

"Ficamos contentes pela distinção do Brasil em relação ao resto do mundo, em especial de uma mulher. Esse é um retorno do trabalho desenvolvido não só para a Universidade, mas para a sociedade", disse a professora.

Além do prêmio, a professora ganhará 2 mil libras esterlinas (equivalente a R$ 9,5 mil) para participar de um evento científico e divulgar o trabalho desenvolvido. Ela ainda deve ser uma das palestrantes de um encontro sobre espectometria atômica na França, no início do próximo ano.

Via | Oglobo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte