Pular para o conteúdo principal

Descoberta de caverna na Lua alimenta esperanças de colonização

Radar identifica câmara abaixo da superfície com 500 km de comprimento



A Agência Aerospacial Japonesa (Jaxa) anunciou a descoberta de uma imensa caverna sob a superfície da Lua, alimentando a esperança de colonização humana do satélite. A estrutura, provavelmente formada pela atividade vulcânica há 3,5 bilhões de anos, pode servir como proteção natural contra a radiação espacial, funcionando como uma base para futuras missões exploratórias.
Projetos existentes até então previam o envio de equipamentos para a construção de edificações capazes de proteger os astronautas da radiação. Sem a proteção de um campo magnético, como o da Terra, a superfície da Lua fica exposta ao bombardeamento de micropartículas emitidas por estrelas como o Sol, mas a caverna recém-descoberta pode funcionar como um escudo.

A caverna está localizada numa área conhecida como Colinas Marius, área que concentra o maior número de crateras vulcânicas na superfície lunar. A caverna foi localizada pela sonda Selenological and Engineering Explorer, que mirou seus radares para uma cratera com 50 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade. Os testes geológicos com o uso de ondas sonoras detectaram um tubo de lava com 500 quilômetros de comprimento por cem metros de largura.

— Nós sabíamos da existência dessas localizações, mas sua existência não havia sido confirmada até agora — comentou Junichi Haruyama, pesquisador da Jaxa, em entrevista à AFP. — E nós ainda não olhamos dentro da caverna então existe uma alta expectativa de que futuras exporações oferecerão mais detalhes.

De acordo com a agência, a caverna pode ser usada como base para astronautas e seus equipamentos, já que pode fornecer proteção contra as temperaturas extremas, que variam entre a média de 107 graus Celsius durante o dia e -153 graus Celsius durante a noite, além da radiação ultravioleta. E existe a possibilidade de o local possuir reservas de água ou gelo, essenciais para a manutenção de uma base e a produção de combustíveis.

Recentemente, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, declarou que o governo americano pretende enviar missões tripuladas à Lua, com o intuito de construir uma estação no satélite, já conhecida como “Deep Space Gateway”, que serviria como campo de testes para astronautas e equipamentos para missões exploratórias para regiões mais distantes no espaço.

A Agência Espacial Europeia também já declarou sua intenção de construir uma base na Lua. O satélite natural é visto como local ideal para a instalação de um entreposto para missões mais profundas, já que os foguetes não gastariam tanto combustível como em lançamentos a partir da Terra, por causa da força gravitacional do planeta.

Elon Musk, fundador da SpaceX, é outro que cobra a instalação de uma colônia humana na Lua. Desde a década de 1970 que astronautas não pisam na superfície lunar, mas diversos países planejam fazê-lo em breve. O Japão planeja enviar o primeiro japonês para a Lua por volta de 2030, e a China planeja enviar sua primeira missão tripulada em 2036.


— Nosso objetivo de longo prazo é explorar, pousar e colonizar a Lua — disse Wu Wieren, diretor das missões chinesas para a Lua e Marte, à BBC. — Nós queremos uma missão lunar tripulada que fique por períodos longos e estabeleça uma base de pesquisas.

Via | Oglobo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte