Pular para o conteúdo principal

11 documentários na Netflix para repensar a vida na Terra

Nossas ações, padrões de produção e de consumo têm efeito direto sobre o bem-estar do Planeta — e a "colheita" do que plantamos não é nada bonita


Que tal aproveitar as noites frias do inverno e mergulhar numa jornada sobre a conexão entre a humanidade e o planeta Terra? Se somos todos partes do mesmo ciclo, nossas ações, hábitos e padrões de produção e consumo têm efeito direto sobre o bem-estar do planeta e vice-versa.
Estamos falando de 7 bilhões de pessoas no presente e de 9 bilhões que seremos dentro de 30 anos. Consciência ambiental é fundamental para garantirmos um futuro mais sustentável.

Pensando nisso, separamos uma leva de 11 documentários disponíveis na Netflix que ajudam a repensar a vida por essas bandas. Preparado para a jornada?

Em busca dos corais

Essenciais para a biodiversidade do planeta, mas ameaçados pelas mudanças climáticas, os recifes de corais estão morrendo em proporções gigantescas. Para se ter uma ideia, os cientistas estimam que a Grande Barreira Australiana, considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, já perdeu 35% dos seus corais. Cientistas e cineastas estão lutando para parar esse processo e o documentário Em busca de corais é exemplo desse esforço. Prepare-se para mergulhar num universo apaixonante de ricas cores e formas, mas altamente vulnerável.
Sustainable

Você sabe de onde vem sua comida? Onde ela cresceu e quem a produziu? O documentário Sustainable (Sustentável) mostra como o mundo se distanciou do alimento e da história por trás de sua produção. Mas um movimento crescente tem colocado o holofote sobre essas questões, destacando as ameaças ao atual sistema de produção de alimento e as oportunidades de uma produção mais local e ecológica.

O Sal da Terra

Um documentário sobre a trajetória do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, Gênesis. Viaje pelo mundo e seus dilemas éticos e ambientais contados pelas lentes do fotógrafo brasileiro e de seu amigo e diretor Wim Wenders.

Moving Art

Um documentário que vai te transportar para um mundo mágico real, uma visão privilegiada da beleza da natureza dividida em seis episódios: oceanos; flores; desertos; florestas; cachoeiras; e profundezas do mares. Ótimo para relaxar da correria do dia a dia. A trilha sonora é um espetáculo a parte.

Bikes versus Cars

Bikes contra Carros é, de um lado, o retrato da dominação dos quatro rodas nas grandes cidades do mundo, e do outro, da resistência de grupos de ciclistas que buscam uma forma mais simples, sustentável e eficiente de locomoção em meio ao anda-e-para cotidiano. São Paulo e Los Angeles são exemplos dessa transformação em curso.

Oceano Plástico

A cada dia que passa, estudos e mais estudos mostram como os oceanos estão se tonando um grande depósito de lixo plástico no mundo, com graves consequências para a vida marinha e a cadeia alimentar (incluindo nós humanos). O documentário Oceano Plástico mostra um pouco do impacto dessa poluição que parece não ter fronteiras.

O Extermínio do Marfim

O maior mamífero do mundo está desaparecendo a uma velocidade inacreditável: a cada 15 minutos, um morre. A caça aos elefantes é levada a cabo por uma rede perigosa de violência e corrupção que fatura bilhões no mercado negro asiático. A equipe de filmagem trabalhou ao lado de organizações de inteligência disfarçadas, ativistas, guardas e conservacionistas para se infiltrar na rede do tráfico de marfim.

The Human Experiment

Você já prestou atenção na quantidade de substâncias químicas presentes em produtos comuns do dia a dia? Elas estão em todos os lugares: em artigos de cuidado pessoal, limpeza doméstica e cosméticos, passando por remédios, inseticidas, panelas antiaderentes e tintas até aditivos de alimentos e filmes plásticos — apenas para citar alguns. Se por um lado a moderna indústria química sintética criou soluções incríveis em resposta às necessidades básicas ligadas à preservação e melhoria da vida humana, ela também reserva riscos potenciais.

Minimalism

Um documentário que ataca um problema crescente na sociedade: o consumo compulsivo. Ainda que garanta um “bem-estar” momentâneo, o excesso de “coisas” cobra um preço alto para o planeta e para as pessoas no longo prazo. Simplificar e buscar aquilo que realmente te faz feliz é a proposta do minimalismo.

Demain

Já sonhou em construir um outro mundo? Muita gente já se lançou em jornadas por uma vida mais sustentável, mais simples e leve em comunidade. São essas histórias inspiradoras que o documentário francês Demain (“Amanhã”) conta com muita sensibilidade.

Secret Amazon


Para entender os conflitos que ocorrem na Amazônia, um repórter investigativo mergulha na densa floresta desvendando as atividades ilegais que ocorrem por lá, como o tráfico de madeira, droga e exploração de ouro, mostrando ao mesmo tempo a inércia do poder público. Uma série de seis episódios de tirar o fôlego para quem quer conhecer melhor a complexa realidade da maior floresta tropical do mundo.


Conteúdo originalmente publicado por | Superinteressante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte