Pular para o conteúdo principal

Cientistas afirmam que só metade do cromossomo é composto por DNA



E o resto do recheio é um mistério — que pode ser responsável por evitar mutações genéticas
(FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO) CROMOSSOMOS BONITOS

O DNA é uma molécula que contém as instruções genéticas para o crescimento, funcionamento e reprodução de todos os seres vivos. Um manual de usuário essencial para um corpo como o nosso, formado por cerca de 10 trilhões de células — já pensou se fossem peças de LEGO?
Este manual, claro, não é pequeno. Segundo a estimativa do Projeto Genoma Humano, em nossos 46 cromossos há cerca de 25 mil genes, compostos por 3 bilhões (é isso mesmo, bilhões) de pares de bases nitrogenadas. Achou muito?

Pois é, acontece que a equipe de Daniel G. Booth, do Instituto de Biologia Celular da Universidade de Edimburgo, acaba de descobrir que tudo isso é, na verdade, só 53% do que compõe os cromossomos. A descoberta foi publicada no periódico científico Molecular Cell.

Os outros 47% são uma bainha, que fica nas áreas periféricas do cromosso e mantém essas pequenas estruturas isoladas uma da outra no interior do núcleo da célula. A bainha era conhecida, mas era difícil estimar seu tamanho e composição exatos com a tecnologia disponível anteriormente.

Se sua função for mesmo evitar contatos indesejáveis entre os cromossomos, ela é uma peça central no combate à mutações genéticas que podem levar a um câncer ou a condições de saúde congênitas graves.

Um dos principais dificuldades para produzir estudos do tipo até então é que os genes só assumem a forma nítida que você vê na imagem que abre a nota quando uma célula está em processo de divisão — na maior parte do tempo eles ficam bem mais dispersos do que isso. Como até agora, era muito difícil estudá-los em condições normais, havia só uma quantidade limitada de coisas que podíamos saber sobre eles.

O novo método, chamado 3D-CLEM, usa microscópios óticos e eletrônicos e modelagem computacional avançada para criar modelos tridimensionais de alta resolução de cada um dos 46 cromossomos humanos.


"A técnica que nós desenvolvemos para estudar os cromossos é realmente inovadora", afirmou Daniel Booth ao phys.org. "Definir a estrutura de todos os 46 cromossomos humanos pela primeira vez nos forçou a reconsiderar a ideia de que eles são compostos quase exclusivamente de cromatina, ideia essa que não havia sido contestada por quase 100 anos."

via GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte