Pular para o conteúdo principal

ROBÔ ENTRA NO REATOR NUCLEAR DE FUKUSHIMA E GRAVA VÍDEO IMPRESSIONANTE


Máquina teve que se esgueirar por cano de 10 centímetros de diâmetro e pifou depois de três horas lá dentro


Pense em um cenário de filme de terror: um lugar desolado, fumegante e radioativo, iluminado só com uma lanterna de luz branca. Foi isso o que encontrou um robô enviado para explorar a situação atual de um dos reatores nucleares danificados de Fukushima, como relata o site IFLS. Quem controla a usina é a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), que enviou o robô para estudar os níveis de radioatividade e os danos estruturais nas instalações, na esperança de reunir dados para uma futura intervenção de limpeza.

O robô só pôde penetrar nas profundezas do reator número 1 pois foi especialmente projetado. Com uma estrutura móvel, ele teve de adquirir forma de cobra para conseguir passar por um cano apertado, com diâmetro de 10 centímetros. Depois de chegar ao seu destino, retornou ao formato de "U" para gravar os arredores.

A missão deveria durar 10 horas, mas terminou bem antes disso: o robô parou de funcionar depois de três horas de atuação. A TEPCO declarou apenas que ele ficou preso e pifou, mas a companhia quer entender melhor as causas do problema para enviar um outro robô de testes no ano que vem. Em um momento do vídeo, o medidor de radiação amarelo na parte inferior da tela marca 9,7 sieverts por hora - o suficiente para matar um ser humano em apenas uma hora.




Fonte: Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMES WEBB REVOLUCIONA O ENTENDIMENTO SOBRE A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

Medicamento antiviral melhora tempo de recuperação de pacientes com Covid-19, diz estudo

Trabalho publicado nesta sexta-feira pelo 'The New England Journal of Medicine' mostra resultado de testes com Remdesivir em pacientes internados e com infecção do trato respiratório inferior. Um estudo publicado nesta sexta-feira (22) pelo ' The New England Journal of Medicine ' afirma que o medicamento antiviral experimental Remdesivir melhora o tempo de recuperação de pacientes de Covid-19 hospitalizados e com infecção do trato respiratório inferior. O estudo, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos EUA, envolveu 1.063 pacientes em 10 países, durante um período de 58 países, que consentiram em participar dos testes recebendo o medicamento ou um placebo. Os resultados apontam que, entre os que se recuperaram, aqueles que tomaram Remdesivir o fizeram em um prazo médio de 11 dias, comparados com os 15 dias necessários para os que receberam placebo. Os pacientes foram acompanhados diariamente durante o tratamento, usand...

Novo teste de coronavírus pode detectar a doença em cinco minutos

A fabricante de dispositivos médicos Abbott recebeu autorização de emergência da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para seu novo teste molecular de ponto de atendimento para COVID-19, que permitirá que profissionais de saúde em uma variedade de cenários obtenham resultados quase imediatamente. Ele pode fornecer resultados positivos em menos de cinco minutos e resultados negativos em 13 minutos. Em um anúncio publicado na sexta-feira (27), a Abbott disse que o teste poderia ser usado em consultórios médicos, clínicas de atendimento de urgência e departamentos de emergência hospitalar. Ele funcionará na plataforma ID NOW da empresa, um dispositivo portátil do tamanho de uma pequena torradeira que já é usado para detectar influenza A e B, Estreptococo do grupo A e vírus sincicial respiratório. A Abbott disse que estava aumentando a produção e que espera entregar 50.000 testes por dia ao sistema de saúde dos EUA a partir da próxima semana. De acordo com a Bloomberg...