Pular para o conteúdo principal

URINAR NOS PÉS E NAS MÃOS PODE SER UMA "BOA" OPÇÃO PARA ELIMINAR DE MODO EFICAZ OS CALOS


ATLETAS COSTUMAM MANTER RITUAIS ESTRANHOS EM SUAS ROTINAS, E UM DOS MAIS BIZARROS VEIO À TONA RECENTEMENTE.




Quando o jogador de beisebol Moisés Alou, da Major League Baseball (a principal liga do esporte nos EUA) admitiu que urinava em suas mãos para fortalecer a pele e eliminar os calos – hábito que persiste mesmo após a aposentadoria do jogador – muitas pessoas acharam algo bastante estranho.
Outro exemplo famoso é o jogador é Kerry Wood, que admitiu urinar em suas bolhas. Afinal, existe alguma substância na urina que melhora a natureza protetora da epiderme a ponto de eliminar os calos ou isso é só superstição?

CALOS, BOLHAS E URINA. EXISTE ALGUMA LIGAÇÃO?

Moisés era um entusiasta da ideia de urinar nas próprias mãos. Ele provavelmente teve vários calos e bolhas devido à necessidade de se usar luvas de couro para arremessar uma bola várias horas por dia.
As bolhas são um resultado do rompimento da camada stratum lucidum, parte da epiderme. Após lesões por fricção, a pele lança mão de um mecanismo de defesa, formando uma bolha de líquido que protege a pele danificada abaixo. Os calos possuem mecanismo semelhante, constituídos de sucessivos contatos e pressões que tornam uma determinada área grossa e mais espessa.
A urina costuma ser estéril em pessoas sadias, sendo constituída em 95% por água e 5% de outros compostos, principalmente ureia, um metabólito de nitrogênio que deve ser eliminado do corpo.

USO DE COMPONENTES DE URINA EM LOÇÕES

Mesmo sendo um dejeto humano, a ureia é comumente usada em muitos cremes e loções – mas, no caso, ela é sintetizada em laboratório, e não coletada de urina humana. A presença dela nesses produtos suaviza a pele ao dissolver a matriz intercelular das células nas camadas superiores da pele, permitindo que as células da pele “amaciadas”.
Teoricamente, o ritual de Moisés faz sentido, pois urinar nas mãos de fato elimina calos. Mas não previne o surgimento deles.
Loções com ureia são usadas para tratar psoríase e dermatite, além de anomalias da queratina que levam ao surgimento de acúmulos da camada espessa e superior da pele. Apesar de uma substância comercialmente muito barata, pode ser encontrada em hidratantes no mercado com valores que variam entre R$ 5,00 e R$ 120,00 reais!

E SOBRE AS BOLHAS?

Kerry Wood achava que urinar em suas mãos deixava-as mais fortes, mas, na verdade, o efeito era exatamente o oposto. Urinar em bolhas poderia trazer resultados variados.
Elas são muito sensíveis, e a pressão do jato de urina poderia rompê-las, abrindo o caminho para infecções que a urina pode causar após passar pela uretra – o ponto a partir do qual ela deixa de ser estéril e passa a ficar contaminada.

Logo, urinar em suas mãos pode eliminar calos, mas é melhor usar loções cosméticas apropriadas. É bem mais caro que a urina, mas certamente suas mãos não ficarão com o cheiro desagradável de urina seca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte