Pular para o conteúdo principal

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS PODERÁ EXTINGUIR HUMANOS OU NOS FAZER RETROCEDER A IDADE MÉDIA


Estamos próximo de uma catástrofe mundial provocada por bactérias extremamente resistentes?



Pesquisador australiano emitiu um alerta de advertência de que, se não investirmos agora em novos antibióticos, infecções bobas como dores de garganta, poderão ser mortais para qualquer ser humano.

Seus apelos ecoaram no Reino Unido, mobilizando o chefe-médico da Assembleia Mundial da Saúde, aconselhando a emissão de um alerta internacional do fato.

O governo britânico já divulgou que irá publicar uma estratégia de 5 anos, mas que o problema ainda não será solucionado, a menos que vários países colaborem.

“Se não tomarmos medidas, em 20 anos, poderíamos retornar ao século 19, onde as infecções matavam em operações básicas de rotina”, declarou Sally Davies, em entrevista a Wired UK.

As palavras de Ian Chubb, cientista australiano, foram encaradas com temor: “Agora, enfrentar as bactérias que estão em desenvolvimento de resistência em um ritmo alarmante torna-se mais difícil”.

Embora a Austrália esteja enfrentando as mesmas ameaças que qualquer outro lugar do mundo quando o assunto é resistência bacteriana a antibióticos, – por exemplo, uma cepa da bactéria Staphylococcus aureus, comuns em infecções básicas de pele, respiratória e intoxicação alimentar, tornou-se extremamente resistente à meticilina – as autoridades de saúde do país estão em alerta.

A vizinha Papua Nova Guiné tem sofrido com números crescentes de caso de tuberculose. Os relatórios indicam que 14.749 são diagnosticados a cada ano.

A Austrália tenta ajudar o país a enfrentar o problema que vem ameaçando o povo, particularmente os habitantes do Estreito de Torres, localizado ao sul.

Nos dias atuais, as bactérias têm desenvolvido uma série de técnicas bioquímicas utilizadas na sua luta contra os antibióticos. Algumas podem produzir substâncias químicas que destroem as moléculas dos fármacos, afirma trechos do relatório do cientista australiano. Um pico nestes tipos de adaptações, muitas vezes, é atribuído ao uso de antibióticos na criação animal. Os animais recebem grandes doses de medicamentos para evitar infecções.

O que precisamos urgentemente, diz Chubb, é o investimento em novas vacinas e de novos antibióticos – duas coisas que foram deixadas de lado nos últimos anos pelas grandes empresas de farmacologia. O relatório instiga os cientistas que façam avanços estudando bactérias em seus laboratórios.

O pesquisador ainda salienta que precisamos de um grande investimento em P & D (pesquisa e desenvolvimento) ou correremos o risco de enfrentar uma verdadeira ameaça a humanidade devido a infecções bacterianas comuns e abundantes.

Fonte: Wired UK Foto: Reprodução / Internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte