Incêndio atingiu parte da fábrica de fertilizantes da Vale em Cubatão (SP)



    Os novos estudos e as novas legislações químicas permitem que os fertilizantes fosfatados que contêm nitrato de amônio e outros ingredientes, sejam classificados em perigosos para humanos e também ao meio ambiente.

Incêndio em fábrica de fertilizantes da Vale em Cubatão (SP)

    Com o passar dos anos, os fertilizantes com nitrato de amônio têm sido envolvidos em vários acidentes que influenciaram na legislação de transporte, armazenamento e manuseio. As decomposições durante o transporte e no armazenamento podem ter causado a liberação de gases tóxicos e situações de risco.

    Os fertilizantes contêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais. Esses compostos, quando presentes na água, aumentam consideravelmente a população de algas e plantas, pois como o próprio nome diz, eles tornam o solo fértil. E a consequência desse distúrbio na vegetação aquática é a Eutrofização.

Incêndio em fábrica de fertilizantes da Vale em Cubatão (SP)

    O fenômeno de Eutrofização é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água. Veja as consequências em Oxigênio dissolvido da água (link).

Nenhum comentário: