CIENTISTAS AUSTRALIANOS DIZEM QUE A GORDURA DEVE SER RECONHECIDA COMO SEXTO SABOR ELEMENTAR


OS PESQUISADORES DIZEM QUE A GORDURA DEVE JUNTAR-SE A DOCE, SAL, ÁCIDO, AMARGO  NA LISTA DE GOSTOS BÁSICOS E REIVINDICAR DESCOBERTAS PODEM AJUDAR A COMBATER A OBESIDADE



Cientistas australianos dizem agora que a gordura é o sexto sabor, contradizendo a lista previamente aceite de cinco sabores primários: doce, salgado, azedo e amargo, e umami.
"A evidência agora é abrangente e esmagadora suficiente para chamar a gordura um gosto", disse Russell Keast da Universidade Deakin em Melbourne.
Na última edição da Revista Sabor, uma equipe da Universidade Deakin escreve que o sexto disso é a gordura.
Apesar de gordura a ser classificado como um gosto tão cedo quanto 330BC por Aristóteles, mais recentemente, tem sido associado com a textura, sabor e liberação propriedades térmicas em alimentos, mas não o sentido do paladar.
Por muitos anos, apenas quatro gostos básicos foram acordados e foi só em 2002 que o umami, um sabor salgado ou rica em proteínas, foi adicionado à lista.
Por gordura a ser considerado um gosto, deve satisfazer cinco critérios.
No artigo intitulado Fat Sexta Primária Taste? Evidência e Implicações , Professor Keast descreve como gordura atende a esses critérios, o que inclui que a língua tem papilas gustativas que podem detectar a presença de ácidos graxos.
Os pesquisadores acreditam que suas descobertas podem ajudar na batalha para conter a crescente problema da obesidade no mundo.
Sua pesquisa anterior, que envolveu até 500 voluntários ao longo de vários anos, tem mostrado aqueles que são sensíveis ao gosto de comer menos gordura.
"Temos que colocar muito mais gordura em julgamentos que fazemos para as pessoas que estão com sobrepeso ou obesos que eles são capazes de identificá-lo, do que as pessoas com peso saudável.
"Ele tem essa relação com a dieta que parece ser muito importante.
"Quando pensamos sobre os alimentos que foram colocados para fora nos anos 1990, os alimentos com baixo teor de gordura, que muitas vezes eram falhas, talvez seja tão simples como não compreender o papel da gordura.

"Você simplesmente não pode remover a gordura de um alimento e substituir os componentes texturais e substituir a liberação sabor e esperar que ele seja bem sucedido porque você não ter acompanhado o componente gosto, que tem todos esses outros efeitos fisiológicos e psicológicos que vai afetar a preferência e aceitação dos alimentos ".

Nenhum comentário: