Pular para o conteúdo principal

O que define um projeto auto-sustentável?


A autossustentabilidade é um conceito que diz respeito à exploração de recursos naturais de maneira que não causem impacto no meio ambiente e deem o tempo que a natureza precisa para se recompor. Projetos autossustentáveis são implementados com o objetivo de oferecer retorno suficiente para sustentar as pessoas envolvidas, sem que seja necessário explorar o meio ambiente ou a mão de obra utilizada.

Quando um projeto tem no seu escopo essas três diretrizes (retorno monetário suficiente, impacto mínimo ao meio ambiente e tempo para recuperação da natureza), ele pode ser considerado autossustentável. Dessa maneira, a atividade realizada no projeto se sustenta sem que seja preciso encontrar outros recursos para mantê-la.



Projetos autossustentáveis ainda não muito pouco aplicados na indústria, uma vez que ela geralmente depende da exploração de recursos não renováveis — o que causa o esgotamento dessa matéria-prima. Mesmo os projetos sustentáveis podem levar ao esgotamento de recursos renováveis se não forem feitos com responsabilidade, evitando o desperdício. Os benefícios desse tipo de projeto vão além do lucro, e geram benefícios para a sociedade como um todo.

Um exemplo de projeto autossustentável pode ser encontrado nos métodos de agricultura familiar autossustentável, que utilizam recursos naturais e aproveitam elementos locais — como água, vento, vegetação nativa, terra e iluminação natural — para plantar diferentes espécies e ainda criar animais. Todos os processos desse tipo de plantação são feitos de maneira sustentável e isso inclui até a irrigação.


Quando o ecossistema é preservado, todo mundo sai ganhando. Isso porque a autossustentabilidade permite que a população viva em locais mais limpos, com maior qualidade de vida, ar puro e com habitantes que sabem a importância do descarte de lixo feito de maneira consciente.

via fragmaq

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por ...

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim...

SERÁ QUE ALGUNS ANIMAIS PARAM DE EVOLUIR?

ALGUNS ANIMAIS MODERNOS SÃO PARECIDOS COM SEUS ANCESTRAIS HÁ MUITO EXTINTAS. SERÁ QUE ESTES "FÓSSEIS VIVOS" REALMENTE NÃO MUDARAM EM MILHÕES DE ANOS? A goblin shark (Mitsukurina owstoni) (Credit: Dianne Bray/Museum Victoria, CC by 3.0) O tubarão-duende raramente é visto, mas quando o faz aparecer faz manchetes. Isso é em parte por causa de sua aparência incomum. Sua carne-de-rosa dá-lhe a aparência de ter sido esfolados, e uma achatada, focinho punhal-como se projeta a partir de sua cabeça. Não é à toa que tem sido chamado de "alien do abismo".     Mas o tubarão-duende também evoca a nossa imaginação por causa de sua história especial. A família a que pertence, o Mitsukurinidae , parece ter pouco mudou em 125 milhões de anos. Isso significa que o tubarão-duende é um "fóssil vivo", um animal que sobreviveu aparentemente inalterada por um enorme espaço de tempo.     Um fóssil vivo vai olhar apenas como um animal fossilizado de milhõe...