Pular para o conteúdo principal

Medicamento inspirado no tubarão pode ajudar a tratar a fibrose, dizem pesquisadores

Uma amostra de sangue foi extraída de um tubarão wobbegong. 

Cientistas australianos esperam que uma droga que imite parte do sistema imunológico de um tubarão possa ajudar a tratar uma doença pulmonar incurável.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) cicatriza o tecido pulmonar, fazendo com que a respiração se torne progressivamente mais difícil.

Ele mata mais de 5.000 pessoas a cada ano no Reino Unido sozinho, de acordo com a British Lung Foundation .

Os pesquisadores esperam que uma nova droga, inspirada por um anticorpo no sangue de tubarões, possa iniciar ensaios humanos no próximo ano.

A droga, AD-114, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade La Trobe de Melbourne e da empresa de biotecnologia AdAlta.

Os testes iniciais direcionaram as células causadoras de fibrose, criando uma proteína humana que imitava o anticorpo do tubarão, de acordo com o Dr. Mick Foley, do Instituto La Trobe para Ciências Moleculares.

"A fibrose é o resultado final de muitos insultos e ferimentos diferentes", disse ele à BBC.
"Esta molécula pode matar as células que causam fibrose."

Sintomas Debilitantes

Os sintomas de FPI incluem falta de ar, especialmente durante o exercício, que gradualmente piora, e uma tosse seca persistente.

Atualmente não há cura para o tratamento se concentra em tentar aliviar os sintomas e retardar a sua progressão.


Sacos pulmonares / FUNDAÇÃO BRITÂNICA DO PULMÃO

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA designou este mês AD-114 um "medicamento órfão " - um movimento que dá incentivos fiscais para as empresas que tentam encontrar tratamentos para doenças.

O Dr. Foley, que também é o diretor científico da AdAlta, disse que a empresa havia arrecadado R $ 10 milhões (US $ 6 milhões) desde que foi admitida na Bolsa de Valores australiana em agosto.

Ele pretende usar o dinheiro para levar a droga para ensaios humanos em 2018.

AD-114 não envolve a injeção de sangue de tubarão, que o corpo humano iria rejeitar, Dr. Foley disse.

Outras utilizações potenciais

Em testes de laboratório, a droga também mostrou potencial para tratar outras formas de fibrose.

Isto incluiu, por exemplo, pessoas que sofrem de doença hepática e degeneração da visão associada à idade, disse Foley.

Ele acrescentou que nenhum tubarão foi prejudicado no processo. Uma única amostra de sangue foi extraída de um tubarão wobbegong em Melbourne Aquarium,.


"Seria muito bom dizer um dia que 'esta pessoa está viva por causa do que os tubarões nos disseram'", disse Foley.

Fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por ...

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim...

SERÁ QUE ALGUNS ANIMAIS PARAM DE EVOLUIR?

ALGUNS ANIMAIS MODERNOS SÃO PARECIDOS COM SEUS ANCESTRAIS HÁ MUITO EXTINTAS. SERÁ QUE ESTES "FÓSSEIS VIVOS" REALMENTE NÃO MUDARAM EM MILHÕES DE ANOS? A goblin shark (Mitsukurina owstoni) (Credit: Dianne Bray/Museum Victoria, CC by 3.0) O tubarão-duende raramente é visto, mas quando o faz aparecer faz manchetes. Isso é em parte por causa de sua aparência incomum. Sua carne-de-rosa dá-lhe a aparência de ter sido esfolados, e uma achatada, focinho punhal-como se projeta a partir de sua cabeça. Não é à toa que tem sido chamado de "alien do abismo".     Mas o tubarão-duende também evoca a nossa imaginação por causa de sua história especial. A família a que pertence, o Mitsukurinidae , parece ter pouco mudou em 125 milhões de anos. Isso significa que o tubarão-duende é um "fóssil vivo", um animal que sobreviveu aparentemente inalterada por um enorme espaço de tempo.     Um fóssil vivo vai olhar apenas como um animal fossilizado de milhõe...