EMPRESA DESENVOLVE DIESEL FEITO APENAS DE AR E ÁGUA. APELIDADO DE “COMBUSTÍVEL DO FUTURO”, ELE JÁ ESTÁ SENDO TESTADO
A Audi tem criado um chamado
combustível diesel "sustentável", feita a partir de uma combinação de
água e dióxido de carbono.
A fabricante de automóveis
descreve sua descoberta como o "combustível do futuro" e afirma que
poderia fornecer um método de propulsão de veículos isento de emissão de
carbono.
Especialistas de energia
renovável estão convertendo dióxido de carbono e água em uma forma de petróleo
bruto, conhecido como “azul bruto”, posteriormente transformado em diesel.
Testes têm mostrado que ele pode ser misturado com o diesel a partir de
combustíveis fósseis, ou usado como combustível isoladamente.
A Audi já começou a usar o novo
“e-diesel” para alimentar o carro oficial da ministra alemã da Educação e
Pesquisa, Johanna Wanka, na Alemanha.
Reiner Mangold, chefe de
desenvolvimento de produto sustentável da empresa, disse: "Ao desenvolver
o Audi e-diesel, estamos promovendo outro combustível à base de dióxido de
carbono que irá permitir a mobilidade de longa distância com praticamente
nenhum impacto sobre o clima. Usar o dióxido de carbono como matéria-prima, e
não como resultado poluente, representa uma oportunidade, não apenas para a
indústria automotiva na Alemanha, mas também para transferir o princípio a
outros setores e países”.
O novo combustível foi desenvolvido
pela Audi junto com a Sunfire, uma empresa de tecnologia de energia, situada em
Dresden, também na Alemanha.
No desenvolvimento do
combustível, a água é primeiramente aquecida para formar vapor. Em seguida, ela
é dividida em seu constituinte de hidrogênio e oxigênio, utilizando a
eletrólise em alta temperatura. Ao realizar este processo a temperaturas acima
de 800 °C, a água rompe com maior eficiência do que em temperatura ambiente. O
hidrogênio é então bombeado para um reator com dióxido de carbono a alta
pressão e a temperaturas elevadas. Isto gera uma reação para produzir
hidrocarbonetos líquidos de cadeia longa. Os hidrocarbonetos representam o
bloco de construção básico de todos os combustíveis fósseis, mas o composto
produzido no reator é conhecido como “azul bruto”
.
A Audi garante que todo o
processo é alimentado com energia renovável e pode ser obtido com um rendimento
de cerca de 70%. O azul bruto pode, então, ser refinado de uma forma semelhante
ao petróleo bruto padrão, para produzir o e-diesel.
De acordo com a montadora, o
combustível sintético não contém enxofre ou anéis de hidrocarbonetos -
conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos - que são encontrados no petróleo
bruto e podem criar poluição adicional.
Christian von Olshausen, diretor
de tecnologia da Sunfire, disse que o combustível era eficiente e produziu
menos poluição do que o diesel tradicional. "O motor fica mais silencioso
e menos poluentes estão sendo criados”, garantiu.
A fábrica de processamento
especial pretende produzir 3.000 litros de e-diesel nos próximos meses.
A Audi disse que também extrai o
dióxido de carbono do ar ambiente usando captura direta. A queima de
combustíveis fósseis é a principal fonte de emissões de dióxido de carbono
feita por seres humanos na atmosfera e está causando o aquecimento global. Ao
capturar as emissões das usinas de energia e removê-las do ar, a Audi diz que
seu novo combustível pode ser usado sem aumentar a carga de gás na atmosfera.
via jornal ciencia
via jornal ciencia
Nenhum comentário: