VÍRUS QUE MORA NA GARGANTA HUMANA PODE PREJUDICAR A INTELIGÊNCIA



PATÓGENO PODE VIVER POR ANOS NO CORPO DE UMA PESSOA E PREJUDICAR SEUS PROCESSOS COGNITIVOS



Existem bilhões de bactérias vivendo no organismo humano. Pesquisadores acreditam que eles são capazes de alterar a saúde física e mental das pessoas. Além das bactérias, há também um bioma de vírus que pode nos habitar. E cientistas da University of Nebraska-Lincoln acreditam que um desses patogênicos pode ser a resposta para as falhas cognitivas das pessoas.

“Há cada vez mais e mais estudos mostrando que os microrganismos que vivem no corpo humano são capazes de influenciar muito mais do que se imaginava”, conta o autor da pesquisa, James Van Etten. Normalmente encontrada em lagos, o vírus ATCV-1 também esteve presente em 40% dos participantes do estudo. Contudo, os cientistas não conseguiram descobrir como o vírus chega no corpo humano.

Realizando testes cognitivos, os voluntários que possuíam traços do patogênico obtiveram resultados piores do que as pessoas livres do vírus – mesmo sem diferenças nos níveis de escolaridade. Especificamente, aqueles com o ATCV-1 se saíram pior nos exames de processamento e velocidade visual.

Para reforçar seus estudos, os pesquisadores levaram o vírus para ratos de laboratório. Nos animais, os resultados foram ainda piores: o vírus se espalhou pelo sangue dos ratos, inclusive, alterando a atividade de alguns genes nos cérebros. Contudo, os cientistas não podem testar a efetividade do microrganismo em seres humanos.


“Nós estamos começando a descobrir o que esses agentes carregam. Acreditamos que seja apenas o começo do nosso estudo com esse tipo de material. Não são vírus que vêm, fazem um estrago e vão embora (como o ebola, por exemplo). São agentes que vivem um tempo longo e indeterminado capaz de causar grandes males à cognição e ao comportamento humano”, resume o Robert Yolken, outro pesquisador envolvido no estudo.

via gali

Nenhum comentário: