Pular para o conteúdo principal

Vespa amazônica apresenta ferrão parecido com "uma arma feroz"


Pesquisadores descobriram uma nova espécie de vespa que usa seu ferrão tanto para pôr seus ovos quanto para envenenar seus hospedeiros


Enquanto exploravam o território entre os Andes e a Floresta Amazônica, entomologistas se depararam com uma estranha e nova espécie de vespa: a Clistopyga crassicaudata, um inseto com um ferrão semelhante à uma arma, usado tanto para botar ovos quanto para envenenar hospedeiros.

Por ser um parasitoide, a vespa injeta um veneno que paralisa outros insetos vivos, facilitando o depósito de larvas neles. Isso também pode ser observado em outras espécies de vespa, que também botam seus ovos em outros invertebrados, mas a Clistopyga crassicaudata, em especial, ostenta um ferrão muito maior do que as outras vespas — e bem mais selvagem também.


“Eu estudo vespas parasitóides há muito tempo, mas eu nunca havia visto algo assim. O ferrão parece uma arma feroz”, afirma Ilari E. Sääksjärvi, professor da Universidade de Turku, na Finlândia, e coautor da pesquisa publicada no periódico Zootaxa, que também contou com cientistas da Colômbia, Venezuela e Espanha.

Segundo os pesquisadores, a tática da vespa consiste em isolar o alvo vivo (de preferência uma aranha) e usar o seu grande ferrão para imobilizá-lo. Depois disso, ela deposita seus ovos sobre ou dentro do hospedeiro, que, aos poucos, é consumido pela larva em desenvolvimento. Essa é a forma encontrada pela nova espécie para garantir que suas larvas cresçam saudáveis e com uma boa disponibilidade de alimento até se desenvolverem completamente.

Espécies primas

Além da Clistopyga crassicaudata, foram encontradas outras seis novas espécies do gênero Clistopyga: C. isayae, C. kalima, C. nigriventris, C. panchei, C. splendida e C. taironae.

Todas elas foram encontradas na área de transição entre os Andes e a Floresta Amazônica e são especialistas em atacar espécies de aranhas.Os pesquisadores, no entanto, não sabem exatamente quais espécies de aracnídeos elas gostam mais.

Outras expedições devem ser feitas para compreender melhor a diversidade deste gênero de vespa, que também chama a atenção para a importância da preservação da fauna amazônica.

“Espécies bonitas, empolgantes e com hábitos estranho chamam a atenção das pessoas e destacam a importância da manutenção de ecossistemas vulneráveis”, pontua Sääksjärvi.


Via | Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte