Pular para o conteúdo principal

Cientistas encontram quase mil genes relacionados à inteligência


Também foram observadas relações entre novos genes e transtornos como a depressão, a ansiedade e o autismo


Há um tempo, pesquisadores já haviam notado que alguns traços de inteligência e algumas desordens de personalidade são herdadas geneticamente. Mas, para os geneticistas, não é nada fácil identificar quais genes definem isso.

Pela primeira vez, os estudos de um grupo internacional de pesquisadores estão dando os primeiras respostas para essa questão. No ano passado, eles descobriram 52 genes ligados à inteligência através de um estudo que envolveu a informação genética de 80 mil pessoas. Agora, os mesmos cientistas vão adicionar 939 genes à essa lista, baseando-se em um banco genético com mais de 250 mil indivíduos.

De acordo com os novos estudos publicados no final de junho, muitos dos genes responsáveis pela nossa inteligência também podem estar relacionados ao autismo, ansiedade e depressão. Além disso, por serem pioneiras na identificação de tipos específicos de células encarregadas pelo intelecto e pela saúde mental, as pesquisas podem pavimentar novas formas de educar e de criar terapias.

Em um dos estudos, foi notado que genes associados a um maior nível de inteligência aparecem em pessoas que vivem mais e que não apresentavam Alzheimer, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou esquizofrenia. Por outro lado, foi observada também uma correlação entre esses genes e o autismo.

No outro estudo, liderado pela mesma geneticista dos outros dois — Danielle Posthuma, da Universidade Livre de Amsterdã — cerca de 500 genes estavam relacionados a doenças como ansiedade e depressão, de acordo com os dados de mais de 440 mil indivíduos.

Os pesquisadores também conseguiram identificar que pessoas ansiosas haviam herdados genes diferentes daquelas que tinha depressão, o que sugere que cada uma dessas condições é causada por diferentes mecanismos genéticos.

“Se você consegue entender os mecanismos no nível celular, você também pode começar a olhar para os candidatos a medicamentos”, afirma Posthuma. Com as novas descobertas, os pesquisadores já identificaram diversos compostos que podem ser transformados em drogas farmacêuticas para a prevenção de doenças como o Alzheimer.

Com informações de Science.


Via | Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte