Investigação questiona autoria de artigos acadêmicos escritos por jovens


Cientistas teriam colocado os nomes de parentes menores de idade entre os autores de pesquisas para que os jovens consigam vagas nas melhores faculdades do país


Longe de serem supergênios, jovens do ensino fundamental e médio da Coreia do Sul foram creditados como coautores de artigos acadêmicos no país. Segundo uma investigação feita pelo Ministério da Educação sul-coreano, 82 estudos publicados na última década citaram um menor de idade entre seus criadores.

Os investigadores do caso acreditam que boa parte desses jovens foi incluída nos artigos por parentes que realmente eram os autores dos projetos. O motivo seria uma tentativa de tirar vantagem na hora de disputar uma vaga nas melhores e mais concorridas universidades do país. Ao engordar o currículo, os jovens teriam mais chances de impressionar as universidades.

Das 82 coautorias suspeitas, apenas 39 tinham a justificativa de desenvolver a pesquisa junto ao programa curricular da escola.

A investigação do Ministério da Educação começou a partir de um único caso de uma criança citada como coautora de um artigo da Universidade Nacional do Seul. Ao final da apuração, essa prática foi encontrada em 29 universidades. Dentre elas, as que possuem mais casos são a Sungkyunkwan University (8 casos), Yonsei University (7 casos), Seoul National University e Kookmin University (6 casos em cada uma).

O Ministério orientou os comitês de ética e pesquisa das instituições a verificarem se de fato houve a participação ativa dos jovens nos estudos ou se se trata de uma fraude. Todas as universidades concordaram em colaborar.

Caso haja algum tipo de falsificação, os envolvidos enfrentarão punições, que podem incluir até mesmo a dispensa e demissão de acadêmicos e a revogação da admissão universitária dos estudantes. O Ministério também planeja exigir que haja um aviso nos artigos quando houver algum coautor menor de idade.

(Com informações de Nature e Revista Pesquisa Fapesp.)

Via | Galileu

Nenhum comentário: