Pular para o conteúdo principal

Pílula do dia seguinte pode falhar dependendo do seu peso

Cientistas ingleses alertam que a eficácia da pílula pode diminuir se a mulher pesar mais que 70 kg

(Eugene_Axe/iStock)

A pílula do dia seguinte (PDS) é muito utilizada como solução contraceptiva de emergência, mas pode ser ineficaz para mulheres acima do peso – é o que diz um grupo de cientistas da Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva (FSRH), da Universidade inglesa Royal College of Obstetricians and Gynaecologists.
De acordo com a FSRH, o medicamento pode acabar diluído no corpo das pacientes com mais de 70 kg ou índice de gordura corporal (IMC) superior a 26, o que compromete sua eficácia. No anúncio, a instituição destacou a importância de que médicos conversem com suas pacientes sobre a forma de utilização e os riscos da pílula, e reforça que o método mais efetivo de contracepção é o DIU de cobre (disponível pelo SUS, no Brasil).

Cientistas já especulavam sobre a interferência do peso no desempenho da pílula do dia seguinte para evitar uma possível gravidez, mas só agora essa suspeita foi esclarecida. O dado mais preocupante talvez seja o peso estabelecido pela FSRH como seguro para uso da pílula: mais da metade das britânicas se encaixam no perfil de risco e isso representa um impacto significativo nas opções que elas dispõem à contracepção.
No Brasil, de acordo com o último levantamento da Organização Mundial da Saúde, 22,7% das mulheres são obesas. Sendo assim, a vulnerabilidade da pílula em relação ao peso pode afetar 23 milhões de brasileiras – o dado não exclui mulheres idosas ou inférteis.

Devido às altas taxas do hormônio progesterona (também encontrado nas pílulas tradicionais de cartela), a pílula do dia seguinte bloqueia a ovulação, evita a fertilização dos óvulos e interrompe a formação do endométrio gravídico, uma camada que cobre o útero para receber o óvulo fecundado. Essa camada “berço” descama e dá origem à menstruação.

Para garantir a eficácia da PDS, o ideal é que a mulher tome a pílula com o menor intervalo de tempo possível após a relação sexual desprotegida, tendo 72 horas para fazê-lo. Pela alta dosagem hormonal, os médicos defendem que ela não seja utilizada mais que uma vez ao ano e que seja apenas uma alternativa em casos de sexo sem proteção; nas relações em que o preservativo romper ou em situações de violência sexual.


A própria FSRH destaca que a melhor forma de evitar uma gravidez indesejada é a proteção. Não à toa, a pílula do dia seguinte também é chamada de pílula plano B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte