Pular para o conteúdo principal

Este monstro do fundo do mar tem uma bocada aterrorizante graças a característica incomum



Já sabíamos que o fundo do mar é cheio de criaturas de dar pesadelos — amálgamas retorcidas de dente, mandíbula e barbatana vieram à vida de algum canto torturado do multiverso. Mas a boa notícia é que… fica ainda mais estranho! Cientistas agora descobriram que um predador do mar profundo tem um acessório entre sua cabeça e seu crânio que lhe permite abrir sua mandíbula como um porta-balas.
Essa foi a conclusão de um estudo publicado nesta semana na PLOS One, em que os biólogos Nalani Schnell e David Johnson descrevem uma característica bizarra do peixe-dragão-do-mar-profundo. O temido predador se esconde na má iluminada “zona crepuscular”, que fica entre 182 metros e 914 metros abaixo da superfície. Medindo apenas alguns centímetros, essa criatura é um espetáculo de se ver, com seu conjunto duplo de dentes farpados, um estômago distensível e barbelas de queixo bioluminescentes, para atrair as presas.
Agora, para somar ao show de horrores, parece que alguns peixes-dragão-do-mar-profundo tem uma conexão bem flexível entre sua cabeça e seu corpo, o que lhes permite atingir uma bocada bem ampla com ângulo de 120 graus.


“Certamente não sabemos de outros peixes com essa característica”, contou ao Gizmodo Johnson. Maior parte dos vertebrados tem articulações osso a osso entre a cabeça e o pescoço, incluindo nós, ele acrescentou.

A descoberta veio por meio do trabalho de dissertação de Schnell, que focou na anatomia particular da vértebra superior do peixe-dragão-do-mar-profundo. A pesquisa inicial da cientistas mostrava que essas criaturas tinham uma “abertura flexível” entre os ossos occipitais e a base do crânio e a primeira vértebra ossificada do pescoço. Dentro dessa região de flexão, o tecido notocórdio (um material com aspecto de cartilagem que percorre as espinhas de todos os vertebrados) carece do revestimento externo ósseo típico.

Agora, por meio de um estudo anatômico mais detalhado de espécimes de museu, Schnell e Johnson descobriram que, em pelo menos cinco gêneros de peixes-dragão-do-mar-profundo, o intervalo entre a cabeça e o pescoço é, na verdade, uma articulação completamente desenvolvida, que permite que a notocorda “se dobre como um lençol em torno da cabeça”, como coloca Johnson. Isso dá ao animal um surpreendente alcance amplo de mobilidade do crânio — e lhe permite abrir a mandíbula em ângulos assombrosos para capturar toda a presa.

Anatomia de um peixe-dragão-do-mar-profundo com uma articulação na cabeça funcional (em cima), contrastada com a normalmente rígida conexão entre cabeça e pescoço da maioria dos peixes e outros vertebrados (embaixo). Imagem: Nalani Schnell, Muséum national d’Histoire naturelle

“Talvez haja outros peixes com uma bocada tão grande como essa, mas, se houver, é apenas para demonstração, e não para capturar presas grandes. Além de não terem mobilidade entre a coluna vertebral e a caixa craniana”, disse Johnson.

Infelizmente, é quase impossível trazer um peixe-dragão-do-mar-profundo à superfície e mantê-lo vivo para estudo (suas condições ambientais, incluindo as pressões extremamente altas encontradas no fundo do mar, são muito difíceis de serem replicadas em laboratório). Para conseguir mais informações sobre como o peixe-dragão-do-mar-profundo usa sua cabeça flexível, Johnson e Schnell agora planejam estudar os grupos musculares associados.

Até que obtenham mais respostas, cabe a nós imaginar como pode ser encontrar uma dessas feras famintas na vida real.



Via gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte