Pular para o conteúdo principal

Esta é uma das imagens mais incríveis de Júpiter até agora

Qualquer pessoa pode baixar e analisar as imagens da câmera, que foi incluída na sonda justamente para interagir com o público

Esta é uma das imagens mais incríveis de Júpiter até agora

A Juno enviou para a Terra umas das imagens mais impressionantes de Júpiter até agora. Feita com a JunoCam, câmera da sonda que capta luz visível, a foto mostra detalhes das violentas tempestades de gás do planeta. Isso porque diferente de qualquer outra missão a sonda conseguiu chegar onde nenhum objeto humano jamais conseguiu.

“A proximidade de Juno com Júpiter é muito incomum”, afirmou o gerente de projetos Rick Nybakken so site Universe Today. “A sonda tem uma órbita elíptica que fica a apenas cinco mil quilômetros das nuvens de gás. Nenhuma outra missão chegou tão perto.”

Na imagem, é possível ver com detalhes a Pequena Mancha Vermelha, uma tempestade de gás que também é conhecida como NN-LRS-1. Até 2006, o fenômeno era mais forte e com cores mais intensas. Com o passar do tempo, foi ficando mais fraco, o que misturou sua coloração com os gases ao redor, dificultando sua visualização.

A PEQUENA MANCHA VERMELHA, LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR À ESQUERDA (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/GERALD EICHSTAEDT/JOHN ROGERS)

O mais interessante é que qualquer pessoa pode baixar e analisar as imagens da câmera, que foi incluída na sonda justamente para interagir com o público. Neste caso, quem processou e identificou os pontos da imagem foram os astrônomos amadores Gerald Eichstaedt e John Rogers.

“Estamos fazendo com a JunoCam tudo o que é possível fazer com um instrumento que pertence ao público. Solicitamos a ajuda de todo mundo para escolher imagens e divulgar informações em sua forma mais bruta”, afirmou o cientista Steve Levin.


Além de animar os entusiastas não profissionais, as imagens também ajudam a fornecer o contexto necessário para que os cientistas possam trabalhar com os outros instrumentos da sonda. Para ajudar os cientistas, você pode ver as informações (em inglês) aqui; e também é possível baixar a foto em alta resolução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMES WEBB REVOLUCIONA O ENTENDIMENTO SOBRE A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

Medicamento antiviral melhora tempo de recuperação de pacientes com Covid-19, diz estudo

Trabalho publicado nesta sexta-feira pelo 'The New England Journal of Medicine' mostra resultado de testes com Remdesivir em pacientes internados e com infecção do trato respiratório inferior. Um estudo publicado nesta sexta-feira (22) pelo ' The New England Journal of Medicine ' afirma que o medicamento antiviral experimental Remdesivir melhora o tempo de recuperação de pacientes de Covid-19 hospitalizados e com infecção do trato respiratório inferior. O estudo, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos EUA, envolveu 1.063 pacientes em 10 países, durante um período de 58 países, que consentiram em participar dos testes recebendo o medicamento ou um placebo. Os resultados apontam que, entre os que se recuperaram, aqueles que tomaram Remdesivir o fizeram em um prazo médio de 11 dias, comparados com os 15 dias necessários para os que receberam placebo. Os pacientes foram acompanhados diariamente durante o tratamento, usand...

Novo teste de coronavírus pode detectar a doença em cinco minutos

A fabricante de dispositivos médicos Abbott recebeu autorização de emergência da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para seu novo teste molecular de ponto de atendimento para COVID-19, que permitirá que profissionais de saúde em uma variedade de cenários obtenham resultados quase imediatamente. Ele pode fornecer resultados positivos em menos de cinco minutos e resultados negativos em 13 minutos. Em um anúncio publicado na sexta-feira (27), a Abbott disse que o teste poderia ser usado em consultórios médicos, clínicas de atendimento de urgência e departamentos de emergência hospitalar. Ele funcionará na plataforma ID NOW da empresa, um dispositivo portátil do tamanho de uma pequena torradeira que já é usado para detectar influenza A e B, Estreptococo do grupo A e vírus sincicial respiratório. A Abbott disse que estava aumentando a produção e que espera entregar 50.000 testes por dia ao sistema de saúde dos EUA a partir da próxima semana. De acordo com a Bloomberg...