Pular para o conteúdo principal

As 100 maiores descobertas da história da Biologia



“As grandes descobertas da Biologia”, documentário pertencente à série “A 100 Greatest Discoveries” (“As 100 maiores descobertas”), emitido pelo Discovery Channel, conduz o espetador por uma interessante narrativa sobre a história da Biologia, evidenciando os principais achados que marcaram este ramo científico, e que revolucionaram a forma como olhamos para a vida.
A narração inicia no século XVII com a descoberta da “célula” por Robert Hooke, e avança na linha temporal com a apresentação de outros grandes descobrimentos científicos, como o “núcleo celular”, as “células tronco” e a “mitocôndria”; o filme enumera uma a uma, as principais descobertas que marcaram a história da Biologia.
Especialistas em diferentes ramos são constantemente consultados para explicarem os principais impactos destas e de outras grandes descobertas científicas, que, ao longo dos anos, os cientistas conseguiram encontrar.
Mas não pense que este documentário se fica apenas pelos achados que marcaram a Biologia a nível microscópico. O filme aborda também a Biologia do ponto de vista macro, analisando os sistemas dos quais depende toda a vida.
Uma das ideias que consegue deixar bem claro é que a procura de novas descobertas é uma jornada que nunca termina. O caminho é aberto, incessante e dinâmico.

Revestido de um caráter altamente educativo, este é um documentário aconselhado tanto para alunos e professores de Biologia, como também para leigos neste ramo científico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por ...

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim...