Pular para o conteúdo principal

REINO UNIDO APROVA TÉCNICA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA COM DNA DE TRÊS PESSOAS



O objetivo é evitar a transmissão de doenças genéticas


A Câmara dos Comuns do Reino Unido deu sinal verde nesta terça-feira à técnica que utiliza o DNA de três pessoas na reprodução assistida com o fim de evitar a transmissão de doenças genéticas.

Os deputados aprovaram esta técnica, denominada doação mitocondrial, por 382 votos a favor e 128 contra. Se a legislação, que passará agora à Câmara dos Lordes, prosperar, o Reino Unido se transformará no primeiro país a legalizar a reprodução assistida com genes de três pessoas.

Embora o governo britânico tenha dado seu respaldo ao procedimento, os deputados puderam hoje exercer o voto livre, sem se submeter à disciplina de seus partidos, por se tratar de um tema muito sensível.

A vice-ministra de Saúde e Assistência Social, a conservadora Jane Ellison, disse na Câmara dos Comuns que a técnica é "a luz no final do túnel para muitas famílias", como é o caso de Sharon Bernardi, de Sunderland (Inglaterra), que perdeu sete crianças por doenças mitocondriais.

"Para o parlamento, este é um passo audaz, algo no qual se pensou muito", explicou Ellison.

Os cientistas estimam que cerca de 2.500 mulheres no Reino Unido poderiam se beneficiar deste procedimento, que conta com o apoio de vários cientistas de todo o mundo.

A técnica, que foi desenvolvida por pesquisadores de Newcastle, utiliza uma versão modificada da fertilização "in vitro" para reunir material genético dos dois pais, mais o de uma terceira pessoa - uma mulher com mitocôndrias saudáveis.

O tratamento intervém no processo de fertilização para eliminar as mitocôndrias defeituosas da mãe e substituí-las pelas da doadora. As mitocôndrias são partes da célula que atuam como geradoras de energia e, se forem defeituosas, podem dar origem a problemas de coração, transtornos cerebrais ou cegueira.

O procedimento foi elaborado para ajudar famílias com predisposição genética a este tipo de doenças, que passam de geração em geração por linha materna e afetam cerca de um de cada 6.500 crianças no mundo todo.

A técnica é pensada para casos como as doenças mitocondriais, que resultam do fracasso no funcionamento das mitocôndrias.

As mitocôndrias são partes constitutivas das células do organismo, cuja função é gerar a energia necessária para manter a vida e a correta função dos órgãos.

Esses problemas, passados de mãe para filho, podem ocasionar danos cerebrais, perda de massa muscular, parada cardíaca e cegueira.

A imprensa britânica informou nesta terça-feira que a nova técnica poderia ajudar mães como a britânica Sharon Bernardi, que perdeu sete filhos devido a doenças mitocondriais.

Os bebês que nascerem graças a essa técnica teriam 0,1% do DNA de uma segunda "mãe" e a mudança genética estabelecido no procedimento seria permanente, já que passaria a seus descendentes.

Membros da Igreja da Inglaterra se manifestaram contra o procedimento, pois consideram que ainda não é uma técnica segura nem ética.

O professor Ted Morrow, da Universidade inglesa de Surrey, admitiu que ainda há incertezas sobre esse avanço genético.

"Tenho alguma preocupação sobre sua segurança", disse, sem entrar em detalhes.


Caso que os políticos votem a favor da medida nesta terça-feira, a Autoridade de Embriologia e Fertilização Humana dará o aval para que a técnica comece a ser aplicada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres com bumbum grande, são mais inteligentes e vivem mais, segundo estudos

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford chegou a conclusão que mulheres com bunda grande e cintura fina vivem mais e são mais inteligentes do que as demais. Segundo o estudo, ter as nádegas de tamanho considerável também é um sinal preventivo contra o desenvolvimento de diabetes. Paolla Oliveira, Nicki Minaj e Jennifer Lopez são apenas algumas das celebs que se deram muito bem nessa!  As vantagens de acumular gordura no derrière são maiores do que se pode imaginar. Se comparar a gordura que existe no abdômen feminino com a que existe nas pernas e nádegas, é possível constatar que a gordura proveniente da parte baixa do corpo possui mais hormônios que ajudam na metabolização de açúcares e outros tipos de lipídeos, ao contrário de outras partes, que acumulam essas substâncias. Além disso, os pesquisadores asseguram que as mulheres com mais gordura no bumbum têm níveis menores de colesterol e glicemia e favorece os níveis de leptina, responsável por regu

Os 10 animais mais raros do mundo

1 – Leopardo-de-amur O leopardo-de-amur, também conhecido como leopardo-siberiano, é uma das mais raras subespécies de leopardo, tendo apenas atualmente cerca de 50 exemplares no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, da Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo. A sua ameaça de extinção é considerada crítica pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O exemplar que você vê na foto acima é o leopardo-de-amur chamado Usi, que está no Zoológico de Omaha, no Nebraska (EUA). 2 – Rinoceronte-de-sumatra Conhecido por ser a menor das espécies de rinocerontes e o que tem mais características primitivas, o rinoceronte-de-sumatra tem sido alvo de caçadores há muito tempo devido ao valor de seus chifres. Atualmente, a ameaça à espécie também é considerada crítica, sendo que o número de indivíduos atualmente está estimado em menos de 275 exemplares. O rinoceronte-de-sumatra que você vê na imagem acim

EXERCICIO

GENETICA 01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam. 02- (Osec-SP) Um gene é: 03- (U. F. Fluminense-RJ) A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pélos alterada em função da peratura. Isso indica que o ambiente influencia: a) o fenótipo apenas na idade adulta. b) o genótipo da população. c) o genótipo e o fenótipo. d) o genótipo apenas para cor dos pêlos. e) o fenótipo dos indivíduos. 3.1- (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão: a) 100% vv, verdes; b) 100% VV, amarelas; c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; e)  25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes. 04- (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada. I – Os caracte