10 DESCOBERTAS ACIDENTAIS DA CIÊNCIA



10. Viagra



Como o título deste post esta droga foi descoberta por acidente.Primeiramente foi estudada para o uso em hipertensão (alta pressão sanguínea) e angina (uma forma de doença cardiovascular isquêmica). As primeiras impressões sugeriram que a droga tinha um pequeno efeito sobre a angina, mas que podia induzir fortemente ereções penianas. A Pfizer conseqüentemente decidiu comercializá-la como tratamento para a disfunção erétil, ao invés de tratamento para a angina. A droga foi patenteada em 1996, e aprovada para uso na disfunção erétil pela Food and Drug Administration (FDA) em 27 de Março de 1998, tornando-se a primeira pílula a ser aprovada nos Estados Unidos para o tratamento das disfunções eréteis, sendo oferecida para venda um ano depois..

Esta descoberta poderia ser muito maior na lista se não fosse pelo fato de que é a causa de 90% do spam que recebo todos os dias!


9. Cookies de chocolate



Segundo a Nestlé, a senhora Wakefield (proprietário da Casa Toll Inn) estava fazendo biscoitos de chocolate, mas correu um erro na receita e o chocolate não aderia muito bem a massa sobresaindo a ela, de modo que os pedaços de chocolate meio-amargo vieram para fora, pensando que iria derreter e misturar na massa .

É evidente que não o fez, e o biscoito de chocolate nasceu.

Wakefield vendeu a receita para a Nestlé em troca de um suprimento vitalício de lascas de chocolate (em vez de patenteá-lo e fazer bilhões!) Cada saco de gotas de chocolate da Nestlé na América do Norte tem uma variação de sua receita original impresso no verso (a margarina é agora incluído tanto como uma variante de manteiga  para aquelas pessoas que querem fingir que é saudável).

8. Picolés



O picolé foi inventado por um garoto de 11 anos que manteve em segredo por 18 anos.

O inventor foi Frank Epperson que, em 1905, deixou uma mistura de pó refrigerante e água no lado fora, na varanda.

Naquela noite, as temperaturas em San Francisco, atingiram uma baixa recorde.

Quando ele acordou na manhã seguinte, descobriu que tinha congelado a vareta, criando um aroma de frutos que ele humildemente chamou de epsicle.

18 anos depois, ele patenteou e chamou-o de picolé.


7. Adoçante artificial


Como muitos outros adoçantes artificiais, a doçura do ciclamato foi descoberta por acidente.

Michael Sveda estava trabalhando no laboratório na síntese de-medicação anti febre.

Ele colocou o cigarro na bancada do laboratório e quando ele colocou de volta na boca, ele descobriu o sabor doce do ciclamato. O Aspartame induzido foi descoberto em 1965 por James M. Schlatter, um químico trabalhando para GD Searle & Company. Schlatter tinha sintetizado aspartame no curso de produção. Ele descobriu seu gosto doce por acaso, quando ele lambeu os dedos, que tinha acidentalmente contaminados com aspartame.

Sacarina (o mais antigo adoçante artificial) foi produzido pela primeira vez em 1878 por Constantin Fahlberg, um químico trabalhando em
derivados de alcatrão de carvão em Remsen do laboratório Ira na Johns Hopkins University, e foi ele que, acidentalmente, descobriu a sua natureza extremamente doce.

6. Conhaque




Inicialmente o vinho era destilado como um método de conservação e como uma forma de tornar o vinho mais fácil para que os comerciantes  transportar.

Pensou-se também que o vinho foi originalmente destilada para diminuir o imposto que foi avaliado pelo volume.

A intenção era adicionar a água removida pela destilação de volta para o conhaque, pouco antes do consumo.

Foi descoberto que, depois de ter sido armazenada em tonéis de madeira, o produto resultante tinha melhorado sobre o espírito original destilada.

Ninguém sabe ao certo quem foi que descobriu o delicioso sabor desta bebida destilada, mas ele era claramente guiado por Deus em sua descoberta para o aperfeiçoamento do homem.

5. Teflon




Teflon foi inventado acidentalmente por Roy Plunkett da Cinética Química em 1938.

Plunkett estava tentando fazer um novo refrigerante CFC, o polimerizado perfluorethylene (dizem que 3 vezes mais forte!) Em um recipiente de armazenamento pressurizado.

Nesta reação química original, o ferro de dentro do recipiente agiu como um catalisador.

Em 1954, o engenheiro francês Marc Grégoire criou a primeira panela revestida com resina de Teflon antiaderente com o nome da marca Tefal depois que sua esposa pediu-lhe para experimentar o material, que ele estava usando na pesca, em panelas de sua culinária.

Teflon é inerte a praticamente todos os produtos químicos e é considerado o material mais escorregadio que existe .

4. Microondas




Percy Spencer LeBaron da Companhia Raytheon estava andando por um tubo de radar e ele percebeu que a barra de chocolate em seu bolso derreteu.

Percebendo que ele poderia estar em um produto novo e quente ele colocou uma pequena tigela de pipoca na frente do tubo e rapidamente todas elas estouraram.

3. Batata Chips



O primeiro chip de batata foi inventado por George Crum , no Lago da Lua Casa perto de Saratoga Springs, Nova York, em 24 de agosto de 1853.

Ele foi alimentado com as constantes queixas de um cliente que ficou enviando suas batatas para a cozinha porque eram muito grossas e encharcadas de óleo.

Crum decidiu cortar as batatas tão fina que não podia ser comidas com um garfo.

Contra a expectativa Crum, o cliente ficava extasiado com os novos chips.

Eles se tornaram um item no menu regular da pousada com o nome “Saratoga chips” e um fator de grande contribuição dos problemas do mundo ocidental é a obesidade.

2. LSD



O LSD foi sintetizado pela primeira vez em 16 de novembro de 1938 pelo químico suíço Dr. Albert Hofmann nos Laboratórios Sandoz em Basel, na Suíça, como parte de um amplo programa de pesquisa em busca de derivados da cravagem do centeio .

Suas propriedades psicodélicas eram desconhecidas até 5 anos depois, quando Hofmann, deliberando sobre o que ele chamou de um “pressentimento peculiar”, voltou a trabalhar com o produto químico.

Enquanto a re-síntese do LSD-25 resultou em um estudo mais aprofundado sobre 16 de abril de 1943, Hofmann ficou tonto e foi forçado a parar de trabalhar.

Em seu diário, escreveu Hofmann, que depois de ficar tonto, ele passou em casa e foi afetado por uma “marcante inquietação, combinada com leve tontura”.

Hofmann afirma que enquanto ele estava deitado em sua cama ele afundou em um não é desagradável “intoxicado como condição” que se caracterizou por uma imaginação extremamente estimulada.

Ele afirmou que estava em um estado de sonho, e com os olhos fechados podia ver correntes ininterruptas de “imagens fantásticas, formas extraordinárias com um caleidoscópio, um intenso jogo de cores.” A condição durou cerca  duas horas, depois desapareceu.

1. Penicilina



Em 1928, o cientista escocês Sir Alexander Fleming estava estudando Staphylococcus – a bactéria que causa intoxicação alimentar.

Ele apareceu no trabalho um dia e descobriu um mofo azul-verde que parecia estar inibindo o crescimento das bactérias.

Ele cresceu de uma cultura pura do mofo e descobriu que era um fungo Penicillium.

Depois de novas experiências, Fleming estava convencido de que a penicilina não poderia durar tempo suficiente no corpo humano para matar as bactérias patogênicas, e parou de estudá-lo depois de 1931, mas recomeçou alguns ensaios clínicos em 1934 e continuaram a tentar arranjar alguém para purificá-la até 1940.


O desenvolvimento da penicilina para uso como medicamento é atribuído ao australiano ganhador do Prêmio Nobel Howard Walter Florey – ele dividiu o Prêmio Nobel com Fleming e Ernst Boris Chain.

Nenhum comentário: